Casa Ostra / STUDIO PIPPA

Casa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, ConcretoCasa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Sofá, CadeiraCasa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Iluminação, Mesa, Cadeira, VidroCasa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Madeira, Mesa, Iluminação, CadeiraCasa Ostra / STUDIO PIPPA - Mais Imagens+ 18

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: STUDIO PIPPA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  630
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2024
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Docol, Mareli Esquadrias, Marmoraria Alvorada, Paulete
  • Categoria: Casas
  • Equipe De Projeto: Priscila Gabriel, Virgínia Castro, Cecília Graf, Bárbara Sant'Anna
  • Arquiteta Líder: Priscila Gabriel
  • Paisagismo: Ana Paula Roseo Paisaigismo
  • Engenharia & Consultoria > Civil: RHC Engenharia
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Concreto
© Larisa Sad - Urban Sadness

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma área residencial em Brasília, Ostra é um projeto de reforma concebido para acolher o início de uma nova família. O desejo dos clientes por espaços flexíveis e integrados nortearam o exercício projetual.

Casa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Madeira, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Larisa Sad - Urban Sadness

A precisão compositiva da fachada frontal é marcada pela linha da viga do telhado que está suspensa do plano vertical da parede frontal externa, o que proporciona uma percepção de leveza estrutural. Essa linha também anuncia a escala da casa, onde o pé direito baixo acentua a noção de horizontalidade e acolhimento. Enquanto o plano vertical revestido em pedra natural antecipa a experiência do interior orientando o percurso, a linha do telhado continua sobre o volume branco proeminente da garagem, criando uma unidade formal entre linha, planos e volume.

Casa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Sofá, Madeira, Mesa, Cadeira
© Larisa Sad - Urban Sadness

Tendo como premissa o aproveitamento dos principais elementos estruturais existentes, o projeto organiza-se num único nível formado por dois blocos: um abriga a área íntima, composta por três suítes com closets; o outro concentra os espaços de serviço — cozinha, gourmet, lavanderia e garagem. Entre esses blocos, articula-se a área social, onde a sala de estar, jantar e home/escritório se fundem em um espaço contínuo. A articulação entre esses ambientes é mediada por um sistema de portas de correr em diferentes planos, que permitem a conexão fluida entre a cozinha, a sala de estar, jantar e o home/escritório. Essa dinâmica de aberturas e fechamentos — semelhante ao movimento de uma ostra — inspirou o nome da residência.

Casa Ostra / STUDIO PIPPA - Imagem 15 de 23
Planta baixa

Grandes esquadrias deslizantes de vidro na sala de estar e gourmet permitem a incidência da luz natural e projetam o jardim para dentro da casa, dissolvendo os limites sensoriais da arquitetura e a paisagem. Outras estratégias para a maior entrada de luz no interior dos ambientes foram as claraboias no lavabo e banhos da área íntima e as janelas com peitoril baixo nos quartos.

Casa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Iluminação, Mesa, Cadeira, Vidro
© Larisa Sad - Urban Sadness

A marcenaria em madeira natural desempenha papel central nesse gesto de continuidade. A estante generosa suspensa desenhada pelo escritório e instalada sob o extenso plano branco enfatiza a horizontalidade e confere equilíbrio e aconchego aos espaços. Mais do que um elemento puramente estético ou funcional, essa estante abriga objetos, obras de arte, livros e fotografias que carregam as memórias e a personalidade dos moradores. Complementando o espaço, o acervo de mobiliário dos clientes valoriza peças icônicas do design brasileiro modernista e contemporâneo.

Casa Ostra / STUDIO PIPPA - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Sofá, Iluminação, Cadeira
© Larisa Sad - Urban Sadness

A escolha de materiais naturais reforça a narrativa da casa. O piso em pedra bruta, com paginação orgânica, costura os espaços de estar, jantar e gourmet e se estende para a área externa e piscina, enquanto a madeira natural, presente na marcenaria e no piso das áreas íntimas, cria uma atmosfera acolhedora. As paredes brancas refletem a luz natural, intensificando a sensação de amplitude e o mármore branco utilizado nos banhos reproduzem o mesmo efeito. O projeto investiga os limites espaciais a partir do estudo da composição formal e da dinâmica dos usos residenciais, resultando em uma resposta arquitetônica coesa, que propõe uma experiência marcada pela fluidez, equilíbrio e intimidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ostra / STUDIO PIPPA" 10 Ago 2025. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1032519/casa-ostra-studio-pippa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.